sábado, 28 de maio de 2011

Pomada milagrosa
15 de junho de 2010 | Categorias: 1, curiosidades


Semana passada falamos aqui sobre tintura e alcoolatura. Hoje, atendendo a pedidos, vamos mostrar uma outra forma de aproveitar os princípios ativos das plantas: é a fabricação de uma pomada caseira. Na receita, você pode optar entre usar vaselina comercial ou gordura natural (banha de porco ou galinha, desde que não haja sal), a vantagem do produto comercial é a durabilidade, a pomada com vaselina tem validade de um ano, com banha dura apenas um mês. Importante também destacar que na confecção dos produtos fitoterápicos não se deve usar alumínio, todos os utensílios usados devem ser esmaltados, de vidro ou inoxidável. É indicado também usar sempre a mesma panela e separá-la só para este fim.

Anote aí a receita da pomada chamada “milagrosa” (porque ela serve para vários problemas):
Ingredientes:
500 gramas de gordura (vegetal ou animal)
3 colheres de cera de abelha
100grams de planta verde:
– tansagem (planta com poder antibiótico e antiinflamatório)
– confrei (com princípios cicatrizante e antibiótico)
– mil em ramas (planta que age sobre a dor)
– duas flores de calêndula (que tem poder cicatrizante)
– babosa (que age na regeneração da pele) – atenção: retire os espinhos e use apenas a parte central
– uma folha de bardana (regenerativa e cicatrizante, muito usada em caso de infecção ou dor)

Dicas:
* a proporção é sempre 20% de planta verde.
* não picar demais as plantas, pois na hora de retirá-las é mais fácil

Como fazer:
Coloque as plantas e a vaselina em uma panela e leve ao fogo. Mexa até que a gordura derreta e comece o processo de fritura. Depois, tampe a panela e deixe no fogo até a planta ficar completamente desidratada. Importante deixar a panela tampada para que o princípio ativo da planta não saia junto com o vapor. Outra dica importante é que quanto mais você mexer, mais a gordura vai subir, portanto, deixe que as plantas sequem sozinhas.
Para terminar a pomada, coloque a cera de abelha para dar o ponto mais consistente, não precisa levar ao fogo, o calor da gordura derrete a cera. Por último, filtre a pomada. E está pronta, agora é só envasar.

Postado por Priscilla Ferreira, às 17:20
Tags: fitoterapia, receita

quinta-feira, 26 de maio de 2011

óleo de coco emagrece

Óleo de Coco Óleo de Coco em Cápsulas 60 capsulas esse produto virou febre nos Estados Unidos devido a seu efeito quase milagroso na queima das gorduras. Em diversos estudos realizados por lá, ficou constatado que o liquido extraído do fruto do coqueiro pode dobrar o numero de quilos perdidos durante uma dieta. Nessa pesquisa realizada na Universidade de Columbia, o óleo foi adicionado sobre os pratos de comida das principais refeições dos participantes, que acabaram emagrecendo bem mais do que o esperado pelos próprios pesquisadores. Modo de usar Tomar 1 cápsulas 2 vezes ao dia, antes das principais refeições com água.Ou conforme orientação.

O óleo de coco é obtido a partir da prensagem da carne do coco maduro, que pode ser fresco ou seco.

Rico em ácido fenólico - substância antioxidante -, ácidos láurico e caprílico, apresenta propriedades funcionais, conferindo diversos benefícios à saúde.

Fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM) - um tipo especial de gordura saturada, sem colesterol, que é rapidamente absorvida e transformada em energia no fígado, não se acumulando como gordura -, o óleo de coco pode auxiliar no emagrecimento devido ao seu efeito termogênico, que aumenta o gasto energético do organismo, além de causar saciedade.
Auxilia na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, reduzindo os níveis de colesterol total, triglicérides, LDL e VLDL colesterol e aumentando as taxas de HDL colesterol.

Rico nos ácidos láurico e caprílico, o óleo de coco possui atividade antiviral e antibacteriana, sendo demonstrado em diversos estudos suas ações em casos como candidíase e gastrite bacteriana (Helicobacter pylori). É, também, um potente imunomodulador.

Além de sua ingestão ser benéfica ao organismo, o óleo de coco também pode ser utilizado com finalidades cosméticas sem conter conservantes e/ou substâncias químicas alergênicas. Garante o aporte de antioxidantes na pele, atua como excelente hidratante, promove melhora da elasticidade cutânea, confere à pele uma aparência mais jovem e sadia e reduz danos capilares em diversos tipos de cabelos. Pode ser massageado diretamente sobre a pele, diariamente, principalmente para peles mais secas. Seu uso também é sugerido para prevenção de estrias que ocorrem por conta da gestação.

O óleo de coco é um alimento com baixo potencial alergênico e, de uma maneira geral, não possui contraindicações quando consumido em uma quantidade de 30-45ml/dia (2 a 3 colheres de sopa). Recomenda-se começar seu consumo com uma pequena quantidade (equivalente a ½ colher de sopa) e ir aumentando o consumo gradualmente. O consumo excessivo pode levar a enjôo e mal estar.

O óleo de coco é estável quando submetido a altas temperaturas. Porém, para a preservação de seus antioxidantes, recomenda-se que seja utilizado cru. Pode, ainda, ser consumido de colher, após as refeições.

Devido a sua estabilidade pode, também, ser utilizado para finalizar pratos quentes. Tipo ideal de óleo para dar sabor e aroma suaves a pratos como arroz e peixes.

Dica de uso: substitua a manteiga nas pipocas pelo óleo de coco.
Adicione em preparações frias como: saladas, sucos, shakes, misturado à granola, iogurte, salada de frutas etc.
vejam vídeo referente.
http://youtube/j4qxM3ZySAc

quarta-feira, 18 de maio de 2011

os beneficios do barbatimão

Barbatimão Casca (Stryphnodendron barbatimão)

Categoria: Extratos
Já era utilizado pelos pajés como planta cicatrizante e antiinflamatória, conhecimento este que foi passado aos caboclos e acabou chegando até aos centros de pesquisa da atualidade. Pesquisadores brasileiros confirmaram que esta árvore é capaz de matar bactérias, brecar inflamações e acelerar a cicatrização.
Estamos diante de uma das plantas medicinais brasileiras mais conhecidas pelos raizeiros e profissionais de saúde que trabalham com ervas medicinais. O barbatimão é uma arbórea nativa dos cerrados brasileiros, muito difundida na região Norte, Centro-oeste, Nordeste e Sudeste.
Foram os índios que primeiramente utilizaram esta planta em seus rituais de cura. Também conhecida como yba timó, que significa “árvore que aperta”, isto devido à grande ação adstringente que possui.  Popularmente é uma planta muito empregada como cicatrizante, principalmente pelas pessoas do campo, em feridas ou machucados em animais. As pessoas costumam fazer um chá bem forte de suas cascas e banhar o local de duas a três vezes ao dia. Ou então pegam as cascas, moem e pulverizam em cima do machucado. Por ser adstringente, eliminam a água de dentro das células, provocando uma contração das fibras. Isto facilita a cicatrização, diminuindo a hemorragia. É um grande agente anti-séptico já comprovado cientificamente, os resultados surpreendentes na cicatrização, sendo que em até 80% dos casos as escaras cicatrizam em poucas semanas.
Internamente o barbatimão é usado para o tratamento de úlceras e gastrites, fazendo parte de muitas garrafadas para estes fins. Mas alguns trabalhos têm demonstrado que para poder atingir estes resultados devemos usar em baixas dosagens e por um período muito curto, caso contrario os taninos irão começas a irritar a mucosa gástrica.

Propriedades:
  • Rico em tanino.
  • Tônico.
  • Ação anti-séptica
  • É muito empregado em lavagens vaginais para os casos de:
  • Leucorréria.
  • Infecções vaginais.
  • Irritações e feridas.
  • Adstringente.
  • Excelente para mulheres com problemas de corrimentos.
  • Catarros vaginais e flores brancas.
  • Inflamações do útero e ovários.
  • Hemorragia interna.
  • Cistos e miomas.
Ótimo como cicatrizante de feridas e ou chagas de difícil cicatrização, muitos chamam de (ferida braba) em ambos os casos usá-la na forma de lavagem local. Combatendo bactérias e fungos.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

os beneficios do germe de trigo

germe de trigo
O que é?
O gérmen de trigo ou germe de trigo é a parte mais nobre do grão de trigo – é o seu embrião, de onde a nova planta começa a brotar.
O gérmen de trigo é considerado um alimento de alto valor nutricional. Rico em sais minerais, proteínas, ácido glutâmico, todas as vitaminas do complexo B, vitamina A e ferro, é ainda uma das maiores fontes de vitamina E.
Além do excelente papel que desempenha na manutenção da saúde, seu alto teor de fibras é de grande importância da regularização do trânsito intestinal. Auxilia ainda nas dietas de redução de peso e parece exercer papel benéfico no controle da glicemia.
Óleo de Germe de Trigo:
O Óleo de Germe de Trigo é obtido por compressão a partir dos fragmentos de germe moídos é bastante utilizado como suplemento vitamínico, devido a grande quantidade de vitamina E. Sua utilização aumenta a resistência física, a atividade muscular e melhora a circulação na derme.
Aplicação do Óleo de Germe de Trigo:
O Óleo de Germe de Trigo tem aplicações bastante variadas: auxilia no tratamento do estresse físico, problemas cardiovasculares, insônia e distúrbios do climatério, auxilia na ativação das glândulas sexuais, melhorando a produção de hormônios, ajuda a regular o ciclo menstrual e pode contribuir na prevenção de abortos e partos prematuros.
Na cosmética e beleza, o Óleo de Germe de Trigo previne o resseca mento e as rugas. Se aplicado na pele é eficaz na recuperação da pele seca e áspera, podendo acelerar a cicatrização de feridas e queimaduras.
Beleza e saúde da pele: O Óleo de Germe de Trigo, melhora a nutrição das células, prevenindo o ressecamento e as rugas, com a aproximação da menopausa. É excelente para recuperar a pele seca e áspera. É ótimo para acelerar a cicatrização de feridas e de queimaduras.
Fisiologia sexual: Pela ação da vitamina E combinada com zinco, o Óleo de Germe de Trigo ativa as glândulas sexuais melhorando a produção de hormônios e a fertilidade em ambos os sexos. Na mulher ajuda a regular os ciclos menstruais, retarda e atenua os problemas relativos à menopausa.
Resistência fisica nas práticas esportivas: Uma dúzia de cápsulas de Óleo de Germe de Trigo, diariamente, aumenta a resistência e a capacidade física de um esportista em mais de 30%. Esta melhoria de desempenho é motivada pela vitamina E que aumenta o poder de resistência à fadiga do atleta, permitindo melhor atividade muscular
Sistema circulatório: Através da vitamina E, o Óleo de Germe de Trigo age como anticoagulante e como ativador da
circulação sanguínea. É excelente para prevenir problemas cardio-vasculares: arteriosclerose, trombose das coronárias, angina do peito e flebite. Ele age nos pequenos capilares, tornando-os mais resistentes evitando os derrames. É notável a sua ação contra as varizes e a deficiência de circulação nas extremidades.

Receita Sabonete Íntimo de barbatimão

Você vai precisar de:
  • 1 ml de óleo de copaíba
  • 3 ml de essência
  • 70 gr de base glicerinada
  • 3,5 ml de extrato de barbatimão

Derreta a base, adicione os demais componentes e ponha na forma… Aguarde 40 min e desenforme

sábado, 14 de maio de 2011

Cápsula de cártamo transforma seu corpo

O cártamo acelera a perda de peso e tonifica o corpo ›

À base de óleo de cártamo, a pílula reduz o apetite, queima gordura, enrijece os músculos e ainda combate o colesterol

Publicado em 29/05/2009
Paula Afitmus
 A origem
Das regiões áridas da Índia, o cártamo é cultivado há mais de 2 mil anos. "Seu nome técnico, Carthamus tinctorius, vem do hebraico e pode ser traduzido como 'tingir com tinta', devido ao corante alaranjado obtido das suas flores", explica Andréa Cristina de Oliveira, farmacêutica e fitorepeuta, de São Paulo.

A utilização

Parente do girassol, o cártamo é uma planta com altos teores de óleos (cerca de 40%) em suas sementes. O extrato pode ser usado na alimentação (em forma de cápsulas), na formulação de cosméticos e até na indústria bioquímica, na produção de biodiesel, além das propriedades corantes de suas flores.

Os benefícios

Obriga o corpo a queimar gordura acumulada Libera uma substância que reduz o apetite, enviando rapidamente ao cérebro a informação de saciedade Faz com que a musculatura seja definida mais depressa Trata e previne celulite por atuar na camada intradérmica da pele Dá mais energia.

Nesta matéria

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Remédio Caseiro para Cólica

Um ótimo remédio caseiro para acabar com as cólicas é o chá de artemísia. Coloque 1 colher de sopa de folhas secas de artemísia em uma xícara e cubra com água fervente.
Tampe, deixe esfriar, coe e adoce, bebendo a seguir. Esse chá tem ação antiespasmódica, que diminui a dor e o desconforto abdominal causado pelas cólicas intestinais ou menstruais.
Pode-se beber de 2 a 3 xícaras deste chá por dia, em horários alternados. Colocar um saco de água morna sobre a barriga e deitar-se de lado é também uma ajudinha extra.

domingo, 1 de maio de 2011

CHÁ 30 ERVAS - EMAGRECEDOR

INIBIDOR DE APETITE, REGULADOR INTESTINAL, AJUDA NO COMBATE A GORDURA LOCALIZADA, CELULITE, ESTRIAS, COLESTEROL, DIABETES, ANSIEDADE.
COMPOSIÇÃO: ABACATEIRO, CHÁ VERDE, CARQUEJA, CHAPÉU DE COURO, JAMBOLÃO, CAVALINHA, MELISSA, DOURADINHA, SALSAPARILHA, ERVAS DE BUGRE, CAROBINHA, SENE, DENTE DE LEÃO, COLÁGENO, CIDREIRA, SETE SANGRIAS, HIBISCO, GRAVIOLA, FUCUS VISICULOSOS, CASCARA SAGRADA, MARACUJÁ, ESPINHEIRA SANTA, QUEBRA PEDRA, BOLDO DO CHILE, JURUBEBA, ANGÉLICA, PAU FERRO, CAJUEIRO, CENTELLA ASIATICA, ALCACHOFRA.

Fucus vesiculosus

O fucus vesiculosus é uma alga marinha encontrada nas costas do Mar do Norte, Mar Báltico e Oceanos Atlântico e Pacífico. O fucus era fonte original de iodo, descoberto em 1811, e usado extensivamente para tratar bócio, um inchaço na glândula tireóide relacionado à deficiência de iodo.
A partir de 1860 foi defendido que o fucus era um estimulante de tireóide e poderia combater a obesidade ao elevar a taxa metabólica. Desde então, o fucus vem sendo parte de várias fórmulas e remédios para emagrecer.
Consumo do fucus vesiculosus
O fucus é um alimento comum no Japão e usado como aditivo alimentar e aromatizante em vários alimentos na Europa. Fucus também é comumente encontrado como componente de suplementos alimentares. 
Composição do fucus vesiculosus:
O principais elementos contidos no fucus incluem mucilagem, manitol, beta-caroteno, iodo, zeaxantina, bromo, óleos voláteis, potássio e vários outros minerais. O principal uso do fucus na medicina herbal é como fonte de iodo, um nutriente essencial para o glândula tiróide. O fucus têm se mostrado útil no tratamento de hipotireoidismo e bócio. Através de regulação da função da tiróide há melhora em todos os sintomas associados. Desta forma, quando a obesidade estiver relacionada aos problemas na tiróide, o fucus poderia ser útil para combater o excesso de peso.
Fucus como suplemento alimentar:
O fucus é usado como suplemento alimentar com indicação para pessoas que tenham obesidade associada à deficiência de iodo e hipotireoidismo. Fucus também tem reputação de aliviar reumatismo e azia. 
O fucus não deve ser usado em casos de hipertiroidismo, problemas cardíacos ou durante a gravidez e amamentação. Doses excessivas de fucus podem ocasionar hipertiroidismo, tremor, elevação da pulsação e da pressão sanguínea.PARTES USADAS: Algas em póDESCRIÇÃO: Fucus vesiculosus é uma alga do gênero feofícea, do grupo laminariáceas, que são colhidas na maré baixa e deixadas secas ao sol. São algas microscópicas que, quando rehidratadas, aumentam o seu tamanho em até 10 vezes, sendo esta propriedade muito explorada com fins terapêuticos com agente dilatador de canais e trajetos fistulosos.O fucus vesiculosus atua como estimulante da glândula tireóide, sendo indicado para o tratamento da obesidade e hipotireoidismo. Estas propriedades devem-se ao alto poder de fixação do iodo do mar por estas algas.

INDICAÇÃO: Chá de fucus >>> Anticelulite, bulimia, gorduras localizadas, acelera o metabolismo celular, disfunções da tireóide, vesícula e obesidade.

COMO FAZER: Dissolver uma colher de chá com fucus em pó em um copo de água morna ou do líquido de sua preferência.

COMO TOMAR: Duas vezes ao dia.

Tribulus terrestris

Tratamento de Disfunções Sexuais
Tribulus terrestris é uma planta que atualmente está se mostrando muito eficaz no tratamento da impotência e falta de libido (masculina ou feminina). Sua ação está sendo comprovada através de vários estudos conduzidos em grandes centros de pesquisa.
Tribulus terrestris tem um importante papel na medicina popular de muitos países há séculos.
Historicamente o uso mais comum de Tribullus terrestris é no tratamento de disfunções sexuais. Evidências empíricas sugerem que há grande sucesso no tratamento da infertilidade em mulheres, da impotência em homens e da libido diminuída em ambos os sexos.
Efeitos
Homens: Restaura e aumenta a libido sexual, usado no tratamento de impotência. Exerce um efeito de estimulação na espermogênese, aumentando o número e a motilidade de espermatozóides.
Mulheres: Restaura e aumenta a libido sexual, exercendo um efeito de estimulação da ovulação. Alivia sintomas de menopausa como insônia, tensões em geral, irritabilidade ou apatia.
Outros efeitos: Por promover um efeito estimulante no fígado, diminui o colesterol e ácidos graxos que inibem seu funcionamento.
Eficaz no aumento da produção de TESTOSTERONA.
Estimulante para aumentar o IMPULSO SEXUAL(ambos os sexos).
Aumento da FORÇA e MASSA MUSCULAR em atletas. (Efeito Anabólico)
Diminui a FRIGIDEZ SEXUAL em mulheres.
Aumenta a quantidade e a fertilidade de ESPERMATOZÓIDES indicados também para idosos com FRAQUEZA muscular e FADIGA crônica.
Possui efeito HEPATOPROTETOR. O Tribullus terrestris vem sendo produzido e consumido em larga escala em toda a Europa, graças aos resultados positivos que apresenta no combate à impotência e à queda de libido em pacientes de ambos os sexos.
  
Ao aumentar as concentrações plasmáticas de testosterona, aumenta também produção de músculo como efeito anabólico. A testosterona é vital porque desempenha vários papéis essenciais no nosso organismo, em especial, a síntese de massa muscular, com os conseqüentes ganhos de força.
O tribulus pode ser vendido para homens que gostam de desenvolver a musculatura, pois ele é um anabólico natural.